skip to main | skip to sidebar

Visitantes


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Texto Crítico - República

            O que entendemos por República? Segundo certos dicionários, é uma forma de governo em que o povo exerce seu “poder político” por meio de representantes. Tal ideia provavelmente não agradou o Império, já que este possuía poder absoluto sobre o povo. Com a República, foram expulsos de uma vez por todas os portugueses ou seus descendentes daqui. A monarquia foi derrubada, já incapaz de solucionar os problemas do país ou atender aos ideais de um país em grande desenvolvimento. Exterminou-se a ideia de poder baseado em renomadas famílias e suas tradições. Agora o poder era baseado no talento e mérito.
            Apesar disso, de todas as vantagens que a República parecia trazer ao povo brasileiro, lá vieram as decepções... Como nada é perfeito. Sim, começamos a nos industrializar, a ter nossa economia modernizada... Sim, isso é um fato. Mas tornou-se um grande obstáculo o poder agora nas mãos dos militares, ou seja, nas mãos de uma minoria, para o desenvolvimento da democracia e da cidadania. A população cresceu demasiadamente, em razão da grande imigração para o Brasil. As problemáticas condições de trabalho eram motivo constante para que os trabalhadores se manifestassem.
           E o mais absurdo de tudo: a reforma feita pelos republicanos excluiu a maior parte da população do processo político, pois os analfabetos foram proibidos de votar – os analfabetos eram maioria. Não só os analfabetos, como também as mulheres. Uma vez que, em relação aos analfabetos, o Estado não se propunha a garantir uma boa educação da população. Ou seja, o poder dos militares e da burguesia crescia cada vez mais e com isso a exclusão do povo. Citei no início que república seria a forma de governo em que o povo exerce seu poder político... Que ironia.
          Fomos o último país americano a se tornar república, sendo que nossos “vizinhos” estavam bem mais a frente. Algo que deveria ser sinônimo de evolução, de crescimento, acabou sendo uma extensão menos pior do antigo regime. Foi essencial para mais acelerado desenvolvimento do país, mas para o povo não houve grandes melhoras e sim uma exclusão cada vez maior e constante. E podemos sim dizer que isso continua, já que o país evolui cada vez mais, porém a população continua carente de necessidades básicas. Ó pátria amada, quanta hipocrisia!

0 comentários:

Postar um comentário