skip to main | skip to sidebar

Visitantes


domingo, 18 de setembro de 2011

Testes de Vestibular - História do Brasil (Floriano Peixoto)

1. A Proclamação da República não trouxe ao país um período de paz. Havia muita agitação e discordância dentro do próprio Partido Republicano. O motivo do grande descontentamento era o próprio Marechal Deodoro, que governava de modo muito semelhante ao de um Imperador. Depois de dois anos de governo, Deodoro da Fonseca acabou renunciando, isto é, abandonando a presidência; em seu lugar, assumiu o vice-presidente, Marechal Floriano Peixoto. O governo de Floriano Peixoto também foi um período agitado. Foi durante o Governo de Floriano Peixoto que ocorreu a Revolução Federalista. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

a) Os federalistas invocavam o espírito da Federação e exigiam mais energia por parte do Governo central e, consequentemente, que ele tirasse a autonomia dos Estados.
b) A Revolução Federalista objetivava a realização de uma revolução socialista que suprimisse a propriedade privada dos meios de produção.
c) Os federalistas queriam que o presidente Floriano Peixoto governasse de uma forma menos centralizadora, dando mais autonomia aos Estados.
d) Os líderes da Revolução Federalista almejavam depor o governo de Floriano Peixoto e reimplantar a monarquia constitucional no Brasil.

2. "Vai-se o marechal ingente,
    Vai-se o grande alagoano.
    E eu leitor, digo somente: Floriano foi um prudente;
    Seja o Prudente um Floriano."
Essa é uma quadrinha do escritor Artur de Azevedo. A respeito dos personagens e do período aos quais se refere podemos dizer que:

a) O escritor, como um crítico dos governos militares, posicionara-se contra a decretação do estado de sítio e o fechamento do Congresso por parte de Floriano Peixoto.
b) O escritor, como um defensor dos ideais socialistas no Brasil, fora contrário ao estado de sítio decretado por Deodoro da Fonseca e prorrogado por Floriano Peixoto.
c) O escritor, como um defensor do "marechal de ferro", mostrava-se satisfeito com a prudência do presidente que, com pulso firme, havia debelado a Revolta de Canudos.
d) O escritor, como um admirador de Floriano Peixoto, saudava a prudência do ex-presidente, que teve de lidar com a Revolução Federalista e com a Revolta da Armada.

3. Floriano assumiu a presidência em:

a) 1891
b) 1890
c) 1880
d) 1881

4. Por conta da extrema violência utilizada, Floriano acabou sendo conhecido como:

a) Marechal da Fúria
b) Marechal de Fogo
c) Marechal de Ferro
d) Marechal do Ódio

5. Em busca de apoio a seu governo, adotou medidas econômicas para satisfazer camadas médias da sociedade, como:

a) O aumento do preço dos aluguéis e dos alimentos
b) A redução do preço dos aluguéis e o aumento do preço dos alimentos
c) A redução do preço dos aluguéis e dos alimentos
d) O corte de ambos para os menos favorecidos

Gabarito:
1. C; 2. D; 3. A; 4. C; 5. C

0 comentários:

Postar um comentário