skip to main | skip to sidebar

Visitantes


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Governo de Floriano Peixoto

http://www.ihgrgs.org.br/FatosEntrev/Proclamacao/imagens/Floriano_Peixoto.jpg            Em 30 de Abril de 1839, nasce Floriano Vieira Peixoto. Ele foi criado pelo padrinho e tio, o coronel José Vieira de Araújo Peixoto. Ingressa na escola militar em 1861, após dois anos recebe a patente de primeiro-tenente, seguindo então sua carreira militar.
           No dia 23 de Novembro de 1891, Deodoro da Fonseca  renuncia o cargo presidencial, de vice, Floriano Peixoto assume a presidência. Como presidente, achou conveniente governar pela força, já que os inúmeros problemas enfrentados pela nação eram enormes. Por seu método agressivo ficou conhecido como "Marechal de Ferro".
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzppJnTpCPM8ft1bck3sN42ag1WBZbjh57w4tYQodqYsJSH7MWNTeMou8PhTN8RLoQRq5GGgpQN7QTtpmKC6qRHPWqklAA7VQUnYrpyEbomiKbuYDrG-XvRbuX1rba5NfHvPozzpLj48Hg/s320/brrv024a.jpg           A Oposição não o aceitava como presidente, então protestaram contra Floriano. Queriam convocar novas eleições, porém Floriano não convocou, consequentemente teve que enfrentar várias revoltas, que soube defender. Mais tarde enfrentou mais duas revoltas, a Revolta Federalista do Rio Grande do Sul e a segunda foi a Revolta Armada.
           Floriano então teve que usar força para acabar com as duas, pode-se dizer que da mesma forma que era "odiado" pela oposição (as oligarquias cafeeiras e os banqueiros estrangeiros),  era "amado" por seus aliados (parte do congresso nacional, pela classe média e também pela ala militar florianista).
          A nação o admirava, pois ele tomava medidas eficazes para a diminuição do custo de vida. Porém com todo esse poder na mão, Floriano se negou a ficar na presidência. Em 15 de Novembro de 1894, ele entrega o poder à Prudente de Morais. Um ano depois, Floriano falece em sua fazenda.
 

0 comentários:

Postar um comentário