skip to main | skip to sidebar

Visitantes


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Governo de Deodoro da Fonseca

http://colegioateneu.files.wordpress.com/2010/03/deodoro-da-fonseca.jpg           Em 05 de Agosto de 1827, nasce Deodoro da Fonseca. Deodoro passou pela escola militar, termina então os estudos como artilheiro. Integrou-se nas tropas militares do país com apenas 21 anos e participou de várias lutas no período do império, como a de Pernanbuco, a Revolução Praieira...
           Liderado por Deodoro da Fonseca, a república foi uma mistura de transformação e conservadorismo na história da nossa política no final do século XIX. Com o poder provisório, Deodoro anula os efeitos legais da constituição em 1824, passa então a governar por meio de decretos, desde então passou a renovar os cargos políticos, instaurar a separação entre a Igreja e o Estado, reformular o código penal... Porém Deodoro não teve grandes habilidades em negociar as questões políticas com diferentes grupos da época...
          Querendo modernizar o governo, convida Rui Barbosa para ocupar o ministério da Fazenda, Rui Barbosa cria o encilhamento (política monetária), que concedia a liberdade que os bancos queriam emitir livremente o papel-moeda e que oferecia também facilidades na obtenção dos empréstimos. Porém por não possuir experiência no assunto, Rui Barbosa causa um impacto negativo na economia nacional... Com um volume de moeda sem lastro, em pouco tempo o preço dos alimentos praticamente voou, criou-se então uma crise econômica que recebeu críticas de toda a população.
          A derrota no setor econômico representou uma primeira ameaça ao governo de Deodoro da Fonseca. Não resistindo a pressão, Deodoro convoca uma assembléia constituinte em junho de 1890, depois de convocar a nova assembléia aprova o texto constitucional em 1891. A carta estabelecia a divisão da República em três poderes, também destacava a adoção do voto masculino para maiores de 21 anos alfabetizados, porém o novo sistema eleitoral excluia os soldados, as mulheres, os padres e os analfabetos.
http://veja.abril.com.br/historia/republica/_img/imagens_edicao/deodoro1.jpg           O presidente só deveria ser eleito por voto direta, no entanto, ele foi eleito indiretamente com o voto da assembléia. Eleito, Deodoro dividiria o poder com o congresso, porém a crise econômica e o fato de ser autoritário pioraram ainda mais o quadro de tensões daquela época, sentindo-se então ameaçado, Deodoro decreta Estado de sítio e resolve dissolver a assembléia em novembro de 1891.
           Fartos com Deodoro da Fonseca, começaram a tramar um golpe políticos, um grupo de militares insatisfeitos com a desordem, sem hesitar agilizam o golpe e em 23 de novembro de 1891, Custódio de Melo (almirante) comanda uma frota de navios que estavam atracados na Baia de Guanabara. ameaçaram bombardear a cidade caso Deodoro não renunciasse, sem apoio político e doente, Deodoro não tem escolha senão renunciar o cargo presidencial.
            Deodoro da Fonseca falece em 23 de agosto de 1892 por dificuldade respiratória.
  

0 comentários:

Postar um comentário